Cuidar das pessoas é garantir acesso contínuo à saúde. Em Guarantã do Norte, esse compromisso se traduz em ações concretas, planejamento responsável e organização dos serviços. O município conta atualmente com, estruturado para atender a população com segurança, qualidade e regularidade Central de Abastecimento Farmacêutico no fornecimento de medicamentos.
Somente em medicamentos, o investimento de R$ 700 mil, assegurando que os tratamentos cheguem a quem precisa, no tempo certo e de forma contínua. Central de Abastecimento Farmacêutico está localizada na região central da cidade, junto à Secretaria Municipal de Saúde, facilitando o acesso da população aos serviços especializados.
Além disso, a entrega de medicamentos também é realizada diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ampliando o acesso, descentralizando o atendimento e garantindo mais comodidade às famílias, especialmente àquelas que residem em bairros mais distantes da região central.
Por organização técnica e critérios de segurança sanitária, somente antibióticos, medicamentos controlados e medicamentos de alto custo são dispensados exclusivamente na Farmácia Básica, garantindo o controle adequado, a rastreabilidade e a orientação correta aos pacientes.
Além da distribuição de medicamentos, a rede básica de saúde desenvolve o HiperDia, uma ação essencial voltada ao acompanhamento contínuo de pacientes com hipertensão e diabetes. Por meio do programa, os usuários recebem orientações, acompanhamento regular e a entrega correta dos medicamentos, tudo com o suporte e a supervisão de profissional farmacêutico, garantindo mais segurança, eficácia e qualidade no tratamento.

Cada detalhe desse trabalho reflete uma gestão que planeja, investe e pensa no bem-estar do munícipe. A organização da assistência farmacêutica não é apenas logística: é cuidado, é prevenção, é qualidade de vida para quem depende diariamente do sistema público de saúde.
A Prefeitura de Guarantã do Norte segue trabalhando para que a saúde chegue de forma humanizada, eficiente, transparente e digna a todos os cidadãos, fortalecendo o direito básico à saúde e construindo um sistema cada vez mais acessível e resolutivo para a população.
